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‘Quantos dias posso ficar sem treinar?’

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Como muita gente sempre me questiona sobre quanto tempo podemos ficar sem “perder” boa parte do treinamento, resolvi passar um resumo básico e algumas dicas sobre o assunto.

A resposta parece óbvia: Nenhum! Se você vem numa boa sequência, já começando a alcançar os resultados de ganho de massa que você quer, ou qualquer outro objetivo e acontece 1 ou 2 vezes num mês de você ficar 48 horas sem treinar não vai ser tão fatal. A partir daí, 72 horas ou mais já fazem diferença.

Passou de 48 horas sem uma sessão de treinos, já começam a se instalar mudanças “desagradáveis” no seu corpo. Essa inatividade que eu digo aqui não é de um grupo muscular específico e sim do corpo. Portanto, se eu for e treinar perna eu vou estar diminuindo a perda de massa muscular no meu bíceps? SIM !!!!!

Musculação realmente é uma atividade muito ingrata: Parou, logo se começa a perder. O tempo de treino que você tem, aliado a uma questão genética é o que vai fazer uma certa diferença nesse grau de perda. Todo mundo começa a perder após 3 dias, só que uns mais, outros menos.

E lembrem o Percentual de Gordura AUMENTA quando a massa muscular diminui. Se seu objetivo é abaixar esse dilema de muitas pessoas, não pode ficar se dando ao luxo de faltar uma semana nos treinos!

Portanto se você está fora de casa, ou a academia fechou, ou você perdeu a hora, o trabalho te impediu: saia pra fazer pelo menos uma corridinha, faça alguns exercícios em casa, mas evite ficar parado!

Muitas vezes em semanas de feriados prolongados como essa foi para muita gente, nos submetemos a uma verdadeira maratona de festas e essas que vão noite adentro e sobrecarregam qualquer organismo. E o que fazer?? Melhor mesmo seria não ir. Mas como ninguém é de ferro e eu não quero ser acusado de estimular a vigorexia, e nem de deixar ninguém com comportamento antissocial, ficam aqui algumas dicas:

Vá na festa que você quiser. Dance, pule, se jogue a vontade. Faça de conta que você está fazendo aeróbico na academia e, se fosse isso mesmo, quais os cuidados você tomaria??

1. Coma alguma coisa ANTES de ir pra festa. De preferência um alimento que vai demorar um pouco a ser digerido, e que vá te fornecer energia de maneira continua, por um tempo prolongado – carboidratos complexos, proteínas de fácil digestão. Nada que seja difícil de ser digerido, afinal você vai pular e se agitar muito. E se possível claro, tente ingerir alguma coisa nutritiva ao longo da noite.

2. Que o dono do bar não me escute, mas O ESSENCIAL MESMO SERIA NÃO BEBER. Por uma série de motivos que não vou listar nesse momento, o ÁLCOOL vai te atrapalhar demais. Se não for possível de maneira alguma ficar sem o álcool, que você beba a menor quantidade possível. E que você use a regra do 1:2, ou seja, uma dose de álcool tem de ser seguida por pelo menos 2 doses de água. ( 1 dose de água sendo algo como 250ml)

3. Garanta o seu descanso. PELO MENOS 8 horas de sono entre uma festa e outra. E nunca vá para a cama sem uma refeição adequada para repor o que você gastou na balada.

4. Não invente de treinar sem o devido descanso. Pode até dar uma melhorada rápida no visual, mas não vai durar muito tempo, e pode ser até mais prejudicial.

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E como sempre a rotina, treino, alimentação e descanso sempre funcionando a todo vapor!

Bons treinos e uma boa semana!

** Thalles Trivelato (@thallesmt) é profissional de Educação Física, incentivador da qualidade de vida e da saúde, preza por aproveitar o tempo livre com qualidade e cuidando sempre do corpo e da mente. Escreve no Bhaz aos domingos sobre entretenimento, esportes e dicas de saúde.

Comentários

Um comentário

  1. caraa,, mto boa essas dicas valeu !!!

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